10 de fevereiro de 2015
É necessário espírito empreendedor arrojado e muito planejamento para iniciar um negócio no Brasil. Primeiro, enfrenta-se a etapa que envolve pesquisas de mercado, análise de riscos, plano de negócios, enfim, todos os pormenores para estruturação da empresa. Em seguida, vem os gastos com documentação, obras, equipamentos e infraestrutura.
Com tais questões exigindo muito tempo e dinheiro do empreendedor, surgem questões como: “Devo investir parte da minha já contada verba em comunicação?” ou “Vale a mesmo a pena gastar com isso agora?”
A Cafélaranja Comunicação separou 5 razões para essa resposta ser “sim”
Equilibrando “o que é atraente/eficiente para o mercado” com “o que você mais quer que sua empresa represente e expresse” uma equipe bem estruturada de comunicação te leva à escolha do nome, marca, identidade visual, fachada, uniformes, linguagem/discurso utilizado, enfim, tudo aquilo que definirá da melhor maneira possível como sua empresa será apresentada e percebida no mercado.
Após te ajudar a definir quem é sua empresa, a mesma equipe de comunicação tem o conhecimento, informação e ferramentas necessárias para alcançar o seu público de interesse e dizer a ele que a sua empresa existe, é diferenciada e está pronta para suprir demandas – marcando assim o início da construção da sua base de clientes e percepção de sua marca.
Com o advento da comunicação digital, uma empresa conta com uma enorme (e crescente) seleção de ferramentas que permite a comunicação rápida e interação imediata com seus clientes e prospects – otimizando todo o processo de divulgação do produto e relacionamento com os consumidores. A melhor parte é que os recursos digitais / web, quando selecionados e manuseados por profissionais experientes em comunicação e tecnologia, geram gastos reduzidos ao empresário e trazem resultados imediatos e satisfatórios.
Uma equipe de comunicação bem estruturada não se limita em ser criativa. Cada estratégia, projeto e ação é fruto da combinação do conhecimento em negócios, mercado, relacionamento com cliente, tecnologia e, claro, as particularidades e objetivos da empresa atendida. Basicamente, cada ato da comunicação tende sim a criativo e cativante, mas o foco principal sempre é o aumento da rentabilidade da empresa.
Assim como conhecemos cada vez melhor uma pessoa conforme convivemos com ela, a comunicação evolui juntamente com a empresa – compreendendo cada vez mais as particularidades do negócio, acompanhando os desejos dos consumidores fiéis e potenciais e se adaptando às mudanças do mercado. Ou seja, uma sintonia duradoura e crescente com a comunicação, permite que a empresa sempre apresente não só o produto/serviço que o cliente quer, mas também nunca deixe de falar a sua língua.
Categoria: Comunicação