O cenário

A cidade de Serro, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, foi fundada em 1.714 com o nome de Vila do Príncipe, e apresenta uma série de tradições religiosas preservadas desde a época colonial pelos seus habitantes.

O patrimônio histórico da região foi tombado em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), fazendo de Serro a primeira cidade brasileira a receber o registro. A forte pecuária leiteira, principal base econômica da cidade, contribuiu para que o Queijo do Serro se tornasse também um dos símbolos da cidade.

O Desafio

A necessidade de preservação e facilitação do acesso às tradições da região do Serro, grande parte delas de origem religiosa e que remotam o século 18, fez com novas formas de mídia fossem estudadas. Essa iniciativa da prefeitura local, via Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio junto a empresas e entidades parceiras, culminou na criação do Museu Digital das Tradições do Serro.

O Museu das Tradições foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar, de uma forma rica e interativa, a experiência todos os atrativos da região do Serro. Sejam eles culturais, arquitetônicos, naturais e ou gastronômicos. Baseado totalmente na internet, os usuários acessam o museu através do http://www.museudastradicoes.com.br e lá podem escolher entre explorar o museu diretamente pelo navegador ou baixar e instalar uma versão offline do website.

Uma das premissas da criação do Museu das Tradições era a necessidade de construção de uma interface de fácil administração. Assim a atualização constante do site com novos materiais de acervo poderia ser feita mais facilmente.

Resultados

  • ICONE_CASE_MUSEU_VIRTUAL_RESULTADOS

    O Museu das Tradições é hoje um grande aliado na disseminação da cultura do Serro. O acervo cultural, apresentado através de um conteúdo multimídia e interativo, permite que o usuário experimente um pouco do cotidiano da cidade.

Confira outros cases

Ver todos