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Comunicação franqueador-franqueado: o potencial de extrair o crescimento no meio da adversidade.

25 de fevereiro de 2015

Os anos passam e o segmento de franquia continua colocando à prova a sua capacidade de crescer. Em 2015, a eficiência do fluxo de comunicação entre o franqueador e franqueados será um fator ainda mais decisivo para que as redes de franquias alcancem indicadores positivos mesmo em um cenário de crise.

Franchising: crescendo mesmo em cenários complexos.

Com o advento da Copa do Mundo, as conturbadas eleições presidenciais e o clima de incerteza sobre qual rumo o da gestão nacional, 2014 foi considerado, do ponto de vista econômico e do consumo, um ano conturbado. Ainda assim, o setor de franchising, segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF), fechou 2014 com um crescimento de 7,7% e um faturamento de R$ 127 bilhões. Tal taxa de crescimento, apesar de menor que a de 2013, foi acima da média quando comparada a de outros segmentos e situação econômica geral do país. Isso atesta a capacidade das boas redes de franquias de crescerem mesmo em situações adversas.

Comunicação eficiente dentro da rede de franquias: um ciclo de análise, compartilhamento, inovação, assimilação e feedback.

Em períodos de crise, a eficiência dos canais de comunicação entre franqueador e franqueado passa a ter um papel ainda mais influente no desempenho de toda a rede, podendo tanto provocar perdas e prejuízos irreparáveis, quanto transformar um cenário de adversidades em um de oportunidades.

Para que os resultados sejam positivos, é necessário um fluxo claro, ininterrupto e cíclico de informações entre o franqueador e cada um de seus franqueados, permitindo assim que toda a rede tenha a capacidade de prever novas ameaças, conceber medidas inovadoras e implementá-las com velocidade.

1) FRANQUEADOR analisa e mapeia as tendências e mudanças

dentro do cenário macroeconômico e também dentro do ecossistema da rede, para em seguida comunicá-las de maneira estruturada aos franqueados.

2) FRANQUEADO compartilha informações e conhecimentos acumulados

dentro da particularidade de sua franquia como: perfil e comportamento dos consumidores, realidades na gestão diária da unidade, pontos de oportunidade, práticas de sucesso e insucesso bem como suas repercussões financeiras e com os consumidores.

3) FRANQUEADOR realiza o cruzamento entre as informações adquiridas

nas análises próprias e aquelas fornecidas diretamente por cada franqueado, para então definir quais as estratégias, abordagens, competências e ferramentas de inovação deverão ser implementadas em toda a rede para capitalizar ao máximo diante do atual cenário, além de planos de contingência e ação no advento da piora do mesmo.

4) FRANQUEADO deixa sua equipe, sistemas e processos prontos para acomodarem as mudanças e inovações

vindas do franqueador, de modo que as mesmas sejam implementadas sem comprometer as operações locais.

5) FRANQUEADOR implementa todas as medidas levantadas, de maneira simultânea, em todas as franquias da rede

por meio de um competente sistema de treinamento, distribuição, capacitação e assimilação – assegurando que cada franqueado absorva adequadamente as mudanças.

6) FRANQUEADO gera feedbacks sobre o nível de eficiência das novas ações e estratégias elaboradas pela franqueadora,

permitindo assim que a mesma tenha condições de realizar adaptações, tanto em caráter geral, quanto específicas para determinada unidade franqueada.

Como essa comunicação é possibilitada?

Para que esse importante e recorrente intercâmbio de informações e inovações ocorra com fluidez e eficiência, diferentes mecanismos de comunicação podem ser utilizados, sendo os principais:

• Campanhas de comunicação dentro do ecossistema da rede franqueada (envolvendo o franqueador, franqueados e parceiros estratégicos)

• Sistemas para troca rápida e estruturada de informações (ex.: extranet, fóruns digitais restritos, etc)

• Convenções sazonais (mensais, semestrais e anuais)

• Videoconferências

• Reuniões corporativas

Com crescente experiência em franchising, a Cafélaranja desenvolve projetos de comunicação especialmente formatados para franquias, capazes de proporcionar ao franqueador e seus franqueados uma interação contínua, rápida, eficiente e sempre orientada ao crescimento. Conheça mais aqui

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